A Matemática Financeira dos Ricos

 


matematica financeira dos ricosA matemática financeira clássica está baseada no uso de procedimentos e operações matemáticas para simplificar operações financeiras. Mas, não é sobre ela que falaremos hoje, e sim da matemática financeira usada pelas pessoas materialmente ricas para aumentar o seu montante de capital. Um amigo aplicou após aprender a como abrir uma loterica e realmente funcionou.
Comecemos com uma pergunta básica: como o cidadão médio ganha dinheiro ? À principio parece até uma pergunta idiota de se fazer, pois é lógico que o cidadão médio ganha dinheiro trabalhando. Contudo, não se engane. Embora possa parecer uma indagação tola, essa é a questão chave para que possamos entender uma das grandes diferenças entre um trabalhador comum, que faz “das tripas coração” para receber um qualquer que dê para pagar suas contas, e uma pessoa rica, que não precisa se preocupar quando o assunto é dinheiro. Essa grande diferença nós aprendemos ainda no ensino fundamental e é a diferença entre uma adição e uma multiplicação.
A adição é o ato de aumentar alguma coisa a cada iteração ou etapa como: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 14. Já a multiplicação é o ato de aumentar algo em um certo número finito de vezes a cada iteração. Ou seja, ao invés de estar limitado a apenas um número por etapa é como se eu fosse adicionando várias vezes sobre o resultado anterior: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 128. Isso é parecido com a mecânica dos juros compostos, onde o próximo valor é calculado sobre a incidência do anterior. Note que mesmo tendo o mesmo número de etapas (7 no total) o resultado obtido é completamente diferente. Na multiplicação obtenho quase 10 vezes mais que na adição e com um potencial cada vez maior a medida que vou elevando o número de etapas, as quais representam em nosso exemplo uma determinada quantidade de tempo.
 
O trabalhador médio ganha um montante de capital a cada mês através de um salário previamente estabelecido. É assim que ele ganha dinheiro, através da adição junto à um valor anterior que é obtido com o passar dos meses. Não existe a possibilidade de escala ou aumento exponencial pois esse valor não se altera consideravelmente. Já a pessoa rica obtém a sua fonte de renda através da multiplicação de um valor anterior. E muitas vezes nem é de forma estática como foi descrito no exemplo multiplicativo acima. Em alguns casos podemos ver o seguinte padrão com 7 etapas: 2 x 3 x 2 x 4 x 2 x 2 x 5 = 960. Deu pra notar a diferença? Enquanto a classe média obtém seu dinheiro através de uma renda ativa, ou seja, que depende diretamente do esforço de seu trabalho, a classe rica obtém seu dinheiro através de uma renda passiva, que faz com que o mesmo é que trabalhe para você e não o contrário.
É nessa hora que você me pergunta: então o que tenho que fazer para multiplicar o meu dinheiro? É só agir como os ricos agem. Eles investem em algo que vai gerar renda para eles, como imóveis e negócios. Antes de comprarem algo caro se questionam se aquilo pode gerar algum tipo de valor futuro para assim não perderem dinheiro com ostentações.
Além de estarem a todo momento criando oportunidade a partir das situações mais desfavoráveis. O trabalhador médio só se preocupa com seu salário no final do mês. Isso é ruim ? Para algumas pessoas não. No entanto, vai chegar o momento em sua vida em que você terá que se perguntar se quer viver a vida inteira assim ou se quer investir em seu futuro, ainda que uma parte do seu presente seja sacrificado.
Não pense que as pessoas ricas estão nessa situação à toa. A matemática está aí para provar isso. Pessoas trabalham a vida inteira sem notar essa diferença tão simples entre adição e multiplicação. O preço que se paga é viver apenas para sobreviver. Não se esqueça que não é só a renda que é multiplicada, os esforços para se chegar à ela também se intensificam. A escolha é sua. Você quer lutar com a calculadora para pagar as contas ou quer viver com a crença na possibilidade real de uma melhor qualidade de vida?

Vídeo criador por João Mendonça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando o Lucro não Vem

  O lucro é o objetivo de todo negócio. Criamos um produto ou serviço esperando que aquilo nos gere um retorno financeiro ou que pelo m...