Quando o Lucro não Vem

 
O lucro é o objetivo de todo negócio. Criamos um produto ou serviço esperando que aquilo nos gere um retorno financeiro ou que pelo menos cubra nossos custos de produção e despesas. Na maioria das vezes para que determinado negócio possa gerar algum lucro é preciso anos de dedicação e esforço. Devido à esse cenário de incerteza e falta de recursos, muitas pessoas desanimam e desistem de empreender, talvez pela visão errônea que tem sobre o que é empreender e sobre o glamour que a mídia divulga sobre o tema. É natural nos pautarmos somente nos casos de sucesso e acreditarmos que teremos um destino igual, mas não podemos esquecer que a esmagadora maioria fracassa e nem sequer consegue recuperar o dinheiro que foi investido.
É extremamente frustrante se dedicar a um negócio durante muito tempo e ao final de todo processo perceber que não ficaremos ricos do dia para a noite.
Na maioria dos meus negócios passados o que tive foi prejuízo financeiro. Em um ou dois obtive algum lucro, e nos raros momentos em que isso ocorreu não foi durante muito tempo. Muito se deveu à falta de experiência, visão de mercado e gerenciamento. No entanto, aprendi muito com cada fracasso, e hoje posso dizer que evoluí bastante como empreendedor. Falando assim é até bonito, mas não significa que às vezes não bateu aquela vontade de abandonar essa ideia de empreendedorismo e conseguir emprego como servidor público ou como empregado de uma grande empresa.
 
Em alguns casos você pode adiar mais um pouco a obtenção de lucros, em outros não. Cabe a você decidir qual caso se adapta a sua realidade.
Tente desde o princípio planejar um meio de obtenção de receita que possa ser implementado em seu negócio e não se desespere tanto se o lucro não vem tão rápido. Com certeza o seu produto ou serviço precisa ser melhorado e talvez você não esteja dando atenção suficiente para determinado aspecto do seu negócio. Como exemplo posso citar o mercado de apps, do qual minha empresa Persea Labs faz parte: não basta você criar o melhor aplicativo do mundo se as pessoas não o conhecem, ou seja, mesmo que ele seja útil e tenha uma grande qualidade técnica e de experiência do usuário, tudo isso será inútil se não houver investimento em marketing para divulgá-lo.
Não se esqueça que o lucro é algo que exige esforço e paciência. Se fosse fácil e rápido todos seriam empreendedores e empresários. O lucro talvez não esteja vindo agora, mas se for feito algo de qualidade, com esforços certos nas direções certas, atendendo às demandas de mercado e que seja constantemente melhorado, aí sim, com certeza o lucro virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando o Lucro não Vem

  O lucro é o objetivo de todo negócio. Criamos um produto ou serviço esperando que aquilo nos gere um retorno financeiro ou que pelo m...