
I – Estático
II – Mecânico
III – Responsivo-reflexivo
IV – Ativo
II – Mecânico
III – Responsivo-reflexivo
IV – Ativo
I – Estático
O tipo Estático é aquele que não tem motivação para fazer quase nada. É quem está em um estado letárgico tão grande que uma simples atividade que outras pessoas fariam facilmente, para o Estático é um fardo extremamente pesado. Mendigos, dependentes químicos e pessoas que apreciam demais o ócio (a ponto dele se tornar tedioso) são exemplos de Estáticos.
II – Mecânico
O tipo Mecânico é o mais comum. São aqueles que detestam quando algo sai diferente daquilo que estavam esperando. Seu trabalho é sempre executado da mesma forma e obedece cegamente a ordem de seus superiores, não questiona nada e somente tem motivação para fazer aquilo que ele acredita ser sua obrigação. É o trabalhador comum que só sente prazer quando se aproxima o final de semana.
III – Responsivo-reflexivo
O tipo Responsivo-reflexivo é mais difícil de ser encontrado. É aquele que tem vontade de refletir o porque das coisas e adora aprender diferentes formas de executar a mesma atividade ou atividades diferentes. Geralmente é uma pessoa ávida por conhecimento e aprecia a leitura, além de não raro questionar a ordem de seus superiores. Devido a uma certa insegurança tem medo de arriscar passos mais largos, o que na maioria dos casos o força à ser responsivo em uma escala maior. É o excelente funcionário que é muito ativo na empresa onde trabalha, e, embora tenha vontade e competência para ter um negócio próprio, dificilmente se arriscaria a fazê-lo.
IV – Ativo
O tipo Ativo é o mais raro de todos. É aquele que mesmo encontrando condições desfavoráveis à suas paixões (sim, ele busca fazer aquilo que adora fazer) sempre encontra uma saída ainda que árdua, porque acredita conscientemente naquilo que está fazendo e o risco não o assusta mais que a mesmice ou o desprazer. Quase nunca está Estático e suas atividades não são mecânicas. Tem as qualidades do Responsivo-reflexivo e é um pouco mais louco que todos, não no sentido de fazer as coisas desesperadamente, mas de não aguentar a perspectiva de fazer aquilo que não tem prazer pelo resto da vida.
Os tipos não são imutáveis. Você pode passar de um para o outro se quiser. Porém só é possível empreender nos tipos
III e IV. No tipo III se você quiser continuar na empresa que trabalha ou no tipo IV se quiser iniciar uma outra empresa.
III e IV. No tipo III se você quiser continuar na empresa que trabalha ou no tipo IV se quiser iniciar uma outra empresa.
Aprenda como criar uma nova empresa, clique aqui e saiba mais!
Vídeo criado por Marcelo Peruzzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário